SEMINÁRIOS E WORKSHOPS

Programação mensal 

A Incubadora pretende promover um programa educacional mensal envolvendo arte, tecnologia e suas potencialidades. Por meio de seminários, workshops e palestras, queremos convidar artistas e pesquisadores para compartilhar conhecimento com nossa comunidade. O programa é aberto a todos que desejam participar gratuitamente e com Airdrops em NEAR para recompensar o engajamento.  Confira abaixo os eventos que já aconteceram e os próximos seminários:



︎ Próximo Seminário







Título:   Literatura contemporânea: hibridismos, escritas não criativas e inespecificidades

Descrição:  Certas obras da literatura contemporânea parecem querer resistir a qualquer parâmetro razoavelmente estável comum ao sistema literário. Nesse sentido, parâmetros como personagem, narrador, gênero textual, se é ficção ou não parecem não fazer mais sentido em meio a narrativas que incorporam jornalismo, documentos, etnografias, textos publicitários, mensagens de WhatsApp, trocas de e-mails, fotografias, desenhos etc. O objetivo deste seminário é apresentar um panorama das práticas literárias contemporâneas em meio a esse cenário aparentemente caótico e indefinido.

Palestrante:  Tiago Velasco

Tiago Velasco nasceu em 1980 no Rio de Janeiro. É escritor, jornalista, mestre em Comunicação e Cultura na UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio. Ministra oficinas de escrita criativa e já foi professor universitário em faculdades de Comunicação e História da Arte. É autor dos livros de contos Petaluma (Ed. Oito e Meio), Microficções (publicação artesanal) e Prazer da Carne (Ed. Multifoco), além do livro de não ficção Novas dimensões da cultura pop (Ed. Multifoco). Em 2019, foi um dos vencedores do concurso de contos LER Novos Autores; em 2015, conquistou o 4º lugar no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria contos.


INSCRIÇÕES AQUI ︎








︎Seminários anteriores





SEMINÁRIO 1


Título: Introdução ao Cinema Ativista Brasileiro

Descrição: O cinema ativista é considerado uma forma de arte politicamente engajada, cujas produções audiovisuais estão vinculadas às lutas sociais, registrando-as em caráter ficcional ou documental. O objetivo deste seminário é fazer uma apresentação introdutória aos aspectos históricos e estéticos do cinema militante brasileiro. Para tanto, partiremos do movimento Cinema Novo dos anos 1960 até as produções do Videoativismo dos anos 1980.

Palestrante:  Leonardo Gonçalves, um cineasta, pesquisador e doutorando brasileiro.





SEMINÁRIO 2



Título: Arte e Erotismo em Georges Bataille

Descrição:  O que a filosofia do erótico de Georges Bataille tem a nos dizer sobre a humanidade? Qual é o lugar da sexualidade em relação ao desejo de violação, à violência deliberada que nos afeta e à nossa vida religiosa? Neste breve encontro sobre o erotismo buscaremos refletir sobre a contribuição deste autor para a compreensão da própria natureza humana.

Palestrante: Potira Maia, artista e pesquisadora. Graduada em Artes Visuais (2016) e em Pedagogia com especialização em Educação, Cultura e Memória e Educação Especial (2006). Atualmente conclui o Mestrado em Pintura na Universidade de Lisboa.





SEMINÁRIO 3


Título:  Introdução ao Afrofuturismo: um curto-circuito temporal

O seminário apresentou o Afrofuturismo a partir da discussão das origens do conceito e das suas principais características narrativas e estéticas. Para isso, foram abordadas as estratégias de criação e invenção nas artes contemporâneas, a partir das conexões entre o conceito de afrofuturismo e o campo da ficção especulativa. Essas estratégias foram discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas em arte e cultura negra.

Nessa introdução a compreensão do Afrofuturismo, foi discutido também como as temporalidades narrativas se encontram e entram em curto-circuito. Apesar do nome que destaca o futuro, ao analisar as criações afrofuturistas percebemos que passado, presente e futuro não são temporalidades cronológicas e lineares nas obras. Nesse sentido, foi debatido como a partir das cosmovisões africanas, afro-diaspóricas e não ocidentais, as categorias temporais nas obras afrofuturistas mostram-se circulares, espiraladas e, sobretudo, em choque.


Kênia Freitas:

Pesquisadora e crítica de cinema. Fez estágios de pós-doutorado em Comunicação na UCB (2015-2018) e na Unesp (2018-2020). Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ (2015). Realizou diversas curadorias, entre elas a das mostras "Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica" (2015), "Diretoras Negras no Cinema brasileiro" (2017-2018), sessão "PretEspaços" na LÂMINA — Mostra Audiovisual Preta (2021) e sessão "Movimentos fabulares" na mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares. Integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Escreve críticas para o site Multiplot!. Ministra cursos e oficinas sobre crítica, cinema negro, afrofuturismo e fabulações.



SEMINÁRIO 4


Título: NFT Workshop - Eduardo Politzer + Coletivo Amarelo

Em colaboração com o Coletivo Amarelo e ministrado pelo artista Eduardo Politzer, este workshop teve como foco o processo de criação de uma linguagem digital, desde a conceituação até a implementação e desenvolvimento de NFT. Eduardo compartilhou sua experiência criando seu mais recente trabalho artístico digital, o Labirinto, composto por sons, poemas e vídeos. Como o labirinto é um NFT em si, cada link leva o visitante a um canto diferente da pesquisa de Eduardo influenciado pela literatura, design e poesia. Ele foi capaz de criar um novo espaço digital repleto de memórias, sonhos e pensamentos soltos e enquanto você navega pelo labirinto, você é convidado a traçar seu próprio caminho. Alguns cantos são profundamente comoventes e pessoais e outros são relaxantes e engraçados.

O workshop abordou as influências por trás do trabalho de Eduardo e como ele as traduziu em um NFT. Isso dará aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre a construção de uma paisagem digital artística e como incorporar efetivamente referências em seu próprio corpo de trabalho.


Palestrantes:

Eduardo Politzer é do Rio de Janeiro, Brasil e é formado em Sound Design. É compositor profissional de sons e produziu mais de 100 músicas para programas de TV, como On Air Globinho, Mega Pix e Globo on Air. Politzer também criou sons para canais brasileiros como Multishow, GNT, canal Viva entre outros. Recentemente, ele encontrou prática artística dentro de sua experiência em design de som e fundiu os dois, resultando na criação de vários NFTs e do Labirinto.

Stephanie Wruck é curadora/pesquisadora de arte independente e fundadora do Coletivo Amarelo. Stephanie busca metodologias curatoriais experimentais no mundo da arte por meio de discussões temáticas e diálogo educacional aberto. Ela trabalha de perto com artistas emergentes pesquisando e promovendo seu trabalho.







SEMINÁRIO 5



Título:  Neuroestética: o retomar da experiência visual como forma de conhecer o mundo

Este seminário visa apresentar a Neuroestética opondo-a a alguns paradigmas da arte conceptual. As descobertas da Neurociência e Neurobiologia questionaram a concepção do conhecimento como linguagem (restrita ao campo puramente proposicional), rejeitando assim algumas teses centrais do paradigma dominante nas artes no século passado. Neste sentido, as descobertas da Neurobiologia e Neurociência têm o potencial de reposicionar a estética como um campo de investigação, propondo-a como "conhecimento e intelecto visual". A ideia é valorizar a experiência visual como uma sensação e um conhecimento do mundo. Pensada desta forma, a Neuroestética tem o potencial de questionar a abordagem linguístico-filosófica adotada pelos artistas contemporâneos e propõe a imagem como um processo cognitivo que envolve processos sensoriais, orgânicos, bioquímicos e viscerais.

Palestrante:

Prof. Dr. Juliano do Carmo

Juliano do Carmo é investigador brasileiro e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (Mestrado e Doutorado). O seu doutorado em Filosofia da Linguagem foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009-2013). Publicou vários trabalhos sobre Filosofia da Linguagem, Epistemologia, Estética, Filosofia da Neurociência e outros tópicos interdisciplinares. Trabalha como Professor Colaborador no Curso de Doutoramento em Filosofia na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique e é membro efectivo do Grupo Internacional de Investigação sobre Normatividade Humana e Não-Humana.





Store, Near ForumTelegram, TwitterInstagram

INCUBADORA PT DAO, supported by NEAR
© All rights reserved