Notícias e novidades




︎  Open Call para artes sonoras- Noruega






Kurant9000 é um espaço dirigido por artistas sediado em Tromsø, Noruega. O foco do projecto é o desenvolvimento de comunidades e laços entre artistas no norte, e o seu objectivo é dar espaço e recursos às pessoas. No ano passado, trabalharam num projeto chamado Little Stasjon 9000, um projecto polivalente que percorreu muitos caminhos dentro da exploração do meio do som e do acto de ouvir. Têm também um podcast, um espaço, e uma residência online.

Através desta Chamada Aberta escolherão obras para serem apresentadas no programa de outono-inverno de 2022 (agosto - dezembro). Procuram artistas ou/e pessoas criativas que trabalhem - ou de alguma forma se sintam ligados às regiões fluidas do norte, como uma moldura, temática ou geograficamente. O programa honra as identidades fluidas, paisagens sem fronteiras e corpos sem limites. “Fantasias sobre o futuro dos seus sonhos!”

**Deadline: 1 de Junho***

Mais informações AQUI



︎  O Céu é o Limite - Quando a arte e a ciência entram no espaço criptográfico



Acontece no dia 20 de Maio de 2022, no Maat uma conversa que envolve arte e ciência no novo panorama da criptografia e blockchain. Como a tecnologia impulsiona novos meios de expressão? Como a criatividade artística é influenciada pelos novos meios de mercantilização e promoção das artes?

Por ocasião de Celeste, um projeto que Solimán López apresentará no MAAT em Outubro, o artista participa num debate com Michael Benson* (artista, escritor e cineasta), com moderação de Pauline Foessel (curadora, fundadora e presidente executiva da Artpool). Numa conversa híbrida, os dois profissionais criativos revelam como é trabalhar na intersecção da arte e da ciência.

Mais informações AQUI


︎  Open Call - Jardins Efémeros





O coletivo de artistas Jardins Efémeros lançam 3 chamadas de artistas com vista a selecionar 12 obras nas categorias de som, artes visuais, arquitetura e design para integrarem o programa da 10.ª edição do evento, a decorrer entre 8 e 16 de julho, sob o tema "A incerteza".

Os Jardins Efémeros (JE) são uma plataforma cultural multidisciplinar com sede em Viseu. Apresentam uma forte componente experimental, com objectivo de potenciar a relação entre artistas, curadores, investigadores, universidades, associações culturais, sociais, de comércio, turísticas, empresas, museus, escolas, município, residentes e visitantes.

Os interessados são convidados a enviar propostas até 26 de maio.

Informações  AQUI 





︎  Temp d’Images - 20 anos





Decorre entre 03 de Maio a 19 de Junho de 2022 mais uma edição do festival Temp D’Images, que completa 20 anos de existência. Debruçando-se sobre a relação entre arte ao vivo e imagem, o TEMPS D’IMAGES é um festival multi-disciplinar que apresenta peças de teatro, performances, diversos espectáculos, instalações, exposições e filmes em vários locais de Lisboa.

Desde a sua primeira edição que tem como principal objectivo apoiar a criação contemporânea e os seus protagonistas, promovendo a aproximação entre artistas, programadores e público, e fomentando a circulação e apresentação de trabalhos de relevo, tanto em locais emblemáticos da cidade como em novos e inusitados espaços.


Programação completa AQUI







︎ COMA, um experimento de contos no 3XR






No passado mês de Março foi lançada na plataforma 3XR uma experiência literária pelo escritor frnvpr.near. Com o intuito de experimentar com narrativas não-lineares apresentadas no metaverso, este projecto foi apoiada pela Incubadora, pela VR DAO (https://gov.near.org/c/creatives/virtual-reality/49) e pela NEAR University, através do seu programa de fellowships (https://www.near.university/).


A galeria: https://www.3xr.space/custom/pNKZF0uu8hRWvtmcdhRWFLbQVs1KxsNA7KxA0I3l5Y4:vrdao.mintbase1.near

A galeria à venda na Mintbase: https://www.mintbase.io/thing/pNKZF0uu8hRWvtmcdhRWFLbQVs1KxsNA7KxA0I3l5Y4:vrdao.mintbase1.near

Fragmentos de história: https://www.mintbase.io/search?text=COMA&orderby=newest&tab=nfts&page=0

Capa: https://www.mintbase.io/thing/lkc1ACFN4HNBzCSThCSC8R7QmxIMYMlgXHdjUJ5izFs:newbase.mintbase1.near





︎ Nova Parceria com 3XR Space






A Incubadora recentemente firmou uma parceria oficial com a 3XR Space, uma plataforma Web 3.0 de galerias virtuais customizáveis. A 3XR deu os seus primeiros passos dentro do protocolo NEAR, como uma feature da marketplace Mintbase. Com a ferramenta CreateThing qualquer usuário NEAR a partir de seu NearID pode customizar uma galeria escolhendo dentre os milhares de NFTs disponíveis na Mintbase, ou seja, a ferramenta permite curadoria no metaverso e a preços muito acessíveis (as taxas são mínimas). Outra novidade é que é possível criar galerias a partir do endereço de uma DAO, sendo possível criar galerias associadas às DAOs e suas atividades. Para aprender passo-a-passo como criar a sua própria galeria customizável e lançar exposições, showrooms e muito mais, a Incubadora criou um tutorial em vídeo (vide FAQ).

Com esta nova parceria, a Incubadora pretende contribuir com a curadoria de projetos, eventos e exposições e com a criação de pontes entre o 3XR Space e os artistas lusófonos. Vamos convidar curadores, artistas e profissionais da cultura do mainstream para usar, experimentar e aprender sobre blockchain, metaverso e NFTs e fazer com que os mesmos contribuam com o pensamento, com o conhecimento e qualidade estética.

Siga as redes sociais do 3XR e acompanhe os próximos desenvolvimentos :)

https://www.3xr.space/

https://twitter.com/threexr_

https://www.instagram.com/threexr_/

︎ Bienal de Coimbra: Meia-noite parte 2







Organizada desde 2015 pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, a Bienal apresenta pela primeira vez um programa que acontece em dois momentos: Meia-Noite. Parte 1, aconteceu de 27 de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, e Meia-Noite. Parte 2, em curso entre 9 de abril e 26 de junho de 2022.


A partir desta ideia, as curadoras Elfin Turpine e Filipa Oliveira propõem “trabalhar com outros territórios, ou metodologias que ajudam a pensar neste conceito de fluidez de pensamento que tenta desfazer e encontrar outras possibilidades para as dicotomias impostas pela cultura ocidental”. No Anozero’21–22, pretendem assim aplicar metodologias curatoriais que visam atuar, simultaneamente, como zonas de investigação: relações interpoéticas — entre diferentes espécies; depois do patriarcado — para englobar uma visão feminista interseccional; e formas alternativas de produção de conhecimento.


Saiba mais AQUI





︎ Documenta 15 - a coletividade em destaque





De cinco em cinco anos acontece na cidade de Kassel, na Alemanha, uma das mais importantes exposições de arte: a Documenta. Neste ano de 2022 acontece a 15º edição entre 18 de Junho e 25 de Setembro, com a curadoria e direção de um coletivo de artistas chamado ruangrupa baseados em Jakarta, Indonésia.  A Documenta deste ano tem como mote o termo indonésio lumbung que remete aos celeiros comunitários de cultivo do arroz e toda a edição girará em torno da ideia de coletividade, da partilha de recursos de forma comunitária e da colaboração.

O grupo ruangrupa convida outros grupos, coletivos e organizações a praticarem lumbung, criando novas formas de coletividade e de partilha e trabalhando para o surgimento de novos modelos de sustentabilidade. Por exemplo, o coletivo de artistas Fehras Publishing Practices baseado em Berlim, que entende o processo de edição como a produção e acumulação de conhecimento e que partem das publicações para criar seminários, encontros, filmes, instalações e outras intervenções artísticas. Ou então o Subversive Film que é um coletivo de produção e de investigação em Cinema que tem como objetivo trazer nova luz aos trabalhos históricos sobre a Palestina e seu entorno, preservando e investigando arquivos sobre o tema. São dezenas de coletivos e artistas participantes e uma programação disponível no site para os que não puderem visitar presencialmente, contando com conversas e palestras:

https://documenta-fifteen.de/.



Store, Near ForumTelegram, TwitterInstagram

INCUBADORA PT DAO, supported by NEAR
© All rights reserved